domingo, 24 de agosto de 2008

MATERIAIS UTILIZADOS !


  • Fita - O aparelho mais plástico e característico da ginástica rítmica é composto por duas partes. O estilete, uma vareta que segura a fita e que pode ser feito de madeira, bambu, plástico ou fibra de vidro e deve medir 0.5cm de diâmetro e entre 50 e 60 cm de comprimento. Sua forma pode ser cilíndrica, cônica ou uma combinação das duas formas. A fita é de cetim ou outro material semelhante, desde que não engomado. Seu peso não deve ultrapassar 35mg e deve ter no máximo 4 e 6 cm de largura e 6 metros de comprimento para ginastas de nível adulto. Longa, pode ser lançada em qualquer direção para criar desenhos no espaço, formando imagens e formatos de todo o tipo. Serpentinas, espirais e arremessos exigem da ginasta coordenação, leveza, agilidade e plasticidade. O elemento corporal da fita são os pivotes

  • Arco - O arco é feito de madeira ou plástico, desde que não deforme durante o movimento. Possui entre 80 e 90 cm de diâmetro interno e pesa pelo menos 300mg. Deve ser rígido, sem se dobrar. O arco define um espaço. Esse espaço é usado plenamente pela ginasta, que deve mover-se de acordo com o círculo formado. São requeridas nesse aparelho freqüentes trocas de mãos, e a principal exigência é a boa coordenação de movimentos. O formato do arco favorece rolamentos, passagens, rotações, saltos e pontes. Os elementos corporais principais do arco são os saltos, flex, pivotes e equilíbrios .

  • Bola - Feita de plástico ou de borracha deve ter um diâmetro entre 18 e 20 cm e pesar pelo menos 400mg. Único aparelho que não é permitido segurar, a bola deve estar em permanente movimento pelo corpo ou em equilíbrio. Jogadas com controle e recuperações com precisão são elementos dinâmicos que valorizam a série da ginasta. Os elementos corporais devem ser executados sobre o apoio de um ou dois pés ou qualquer outra parte do corpo e devem ter formas fixas, amplas e bem definidas. Flexibilidade e ondas são os elementos corporais principais deste aparelho.

  • Maças - Semelhantes a balizas, as maças são feitas de madeira ou plástico e devem ter entre 40 e 50 cm de comprimento e pesam pelo menos 150mg cada. A parte mais grossa é chamada de corpo, a parte mais afilada, de pescoço e a parte formada por uma esfera de 3 cm de diâmetro é denominada cabeça. Delicadeza das mãos é fundamental para se trabalhar bem com esse aparelho. A ginasta usa as maças para executar rolamentos, círculos, curvas e formar o número máximo possível de figuras assimétricas, combinando-as com várias figuras formadas apenas pelo corpo. Exercícios com as maças requerem alto grau de ritmo, coordenação e precisão para boas recuperações. É um aparelho que exige o bom uso de ambos os lados do corpo. O elemento corporal Equilíbrio deve ser executado sobre a meia-ponta ou sobre um joelho, ser visivelmente mantido, ter forma ampla, fixa e bem definida e ser coordenado com um ou os dois aparelhos em movimento sendo os equilíbrios os principais elementos de dificuldade corporal nesse aparelho.


  • Corda - Pode ser feita de cânhamo ou qualquer material sintético, desde que seja leve e flexível. Seu tamanho é proporcional à altura da ginasta. Esse aparelho possui também nós nas extremidades, não podendo apresentar empunhaduras de madeira. As extremidades da corda podem ser recobertas com material anti-derrapante de cor neutra. Ela pode ser uniforme ou ser gradualmente mais espessa na parte central. Os elementos podem ser realizados com a corda aberta ou dobrada, presa em uma ou nas duas mãos, em direções diferentes, sobre diferentes planos, com ou sem deslocamento, com apoio sobre um ou os dois pés ou sobre uma outra parte do corpo. As ginastas lançam e recuperam a corda executando saltos, giros, ondulações e equilíbrio. Os principais elementos corporais da corda são os saltos.

9 comentários:

isabella disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
isabella disse...

merda

lipe felipe disse...

porcaria

vitoria sary disse...

muito bom me ajudou muito no meu trabalho obg!!!

Alice ferreira carvalho disse...

nao me ajudou porcaria nenhuma essa porra de merda nao ajuda filhos da puta seus merda

lula disse...

Se você não gostou 'Alice ferreira carvalho',faz melhor então ao inves de ficar criticando o trabalho dos outros.....Tenho certeza que você não consegue fazer melhor que isso,então fecha a sua boquinha e fica caladinha porque você não é ninguém (pelo que eu vi) pra ficar falando mal do trabalho dos outros...Se toca garota *-*

Letícia Oliveira disse...

Me ajudou bastante, obrigada :)

Luiz Henrique disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luiz Henrique disse...

ta muito bom mano , me ajudou pakas